Mitos e Verdades da Massagem Modeladora

Bom dia!
Hoje venho falar da massagem modeladora, que apesar de ser um procedimento básico, quando se trata de estética corporal, ainda traz muita dúvida. Infelizmente, muitas 'profissionais', tem uma ideia equivocada quanto aos efeitos fisiológicos da massagem modeladora. Sinceramente, não sei se por falta  de ética, ou de conhecimento mesmo, mas enfim, vamos ao que interessa...

MASSAGEM MODELADORA

"É uma massagem vigorosa, realizada com movimentos rápidos e firmes com o objetivo de "moldar" o corpo.
É feita, geralmente, utilizando cremes deslizantes com propriedades hiperemiantes que estimulam uma vasodilatação local, deixando a área tratada bem vermelha e quente, o que por sua vez, melhora a permeabilidade cutânea, deixando a pele preparada e mais receptiva aos demais ativos que serão aplicados (drenantes, desintoxicantes, lipolíticos, descongestionantes, etc).


É bom ressaltar que a massagem modeladora sozinha não faz milagres. Com ela conseguimos reduzir medidas, e melhorar o contorno corporal, mas para resultados mais efetivos e duradouros, é indispensável o comprometimento do cliente com o tratamento.

Isso tem que ficar bem claro para nossos clientes!! Não existe milagre, não existe "ser emagrecido". O processo de emagrecimento, ocorre com a 'queima' de calorias, que acontece com a realização de atividades físicas!! E não existe outra forma!

Já ouvi dizerem por aí, que "a massagem modeladora faz a quebra da gordura, e essa gordura vai para o sistema linfático, onde será eliminado pelo suor, e pela urina"!!! OMG!!! Pelo amor, né gente?!

Quem é profissional de verdade, que estudou anatomia, fisiologia direitinho, sabe que isso é IMPOSSÍVEL!!!! Vamos por partes...

1º - A massagem modeladora NÃO promove a quebra da gordura. Como foi dito anteriormente, ela ajuda a 'moldar' o corpo, melhorando o contorno corporal, e ponto!!

2º- A gordura, nada tem a ver com o sistema linfático!! Alguns aparelhos mais potentes (como a lipocavitação, por exemplo) podem de fato promover a 'quebra' de células de gordura, que será liberada no organismo, e acaba indo para a corrente sanguínea. Até aí, ok, mas essa gordura NÃO VAI PARA O SISTEMA LINFÁTICO, E NÃO SERÁ ELIMINADA NO SUOR, NA URINA E NEM NAS FEZES!! O cliente PRECISA realizar atividades físicas para que essa gordura que foi liberada, e ficou mais acessível para o organismo utilizar como fonte de energia, seja 'queimada' e ocorra assim, o emagrecimento.
Caso, não seja realizada nenhuma atividade, a gordura vai se reinstalar no organismo. Ela vai continuar ali, e o tratamento não surtirá efeito...

3º - No sistema linfático o que  circula é  a linfa, que é  um líquido incolor formado por resíduos metabólicos, líquido extracelular e fragmentos de células, com alta concentração de proteínas e grande número de leucócitos e linfócitos. A composição da linfa é semelhante a do sangue e varia conforme a sua origem, entretanto, não contém hemácias. Origina-se dos espaços intercelulares e é proveniente do metabolismo intracelular, sendo coletada pelos capilares e canalizada para o sistema linfático.
Resumindo, a drenagem linfática, destina-se a tratar e estimular a perfeita circulação linfática, para eliminação de líquidos e toxinas excedentes no organismo, mas isso já é outro assunto...

 Além das sessões de massagem é necessário uma mudança de hábitos alimentares e de rotina de exercícios, assim como uma disciplina nos cuidados de "home care" indicado pelo profissional. Seguindo estes cuidados, você garante um melhor resultado no seu tratamento.


Procure sempre um profissional capacitado, converse, tire todas as suas dúvidas com relação ao tratamento e inicie o processo consciente de que o sucesso para um corpo bonito e saudável depende de você!!


Se o 'profissional' vier te prometendo milagre, desconfie e fuja!!! Mas se ele te propor parceria, aí sim, relaxa, que você estará em boas mãos!!

Bárbara Vieira

2 comentários: